Outubro Rosa: faça o exame de prevenção do câncer de mama!

O mês de outubro é dedicado à campanha de prevenção do câncer de mama, doença que é uma das principais causas de morte entre as mulheres, embora também possa surgir nos homens.

A campanha “Outubro Rosa” é um alerta para que seja feito o exame de mamografia para detectar a existência de tumor nos seios. Se for diagnosticado no início, a chance de cura é de 95%.

Dados do Ministério da Saúde revelam que a cada ano são registrados 60 mil novos casos de câncer de mama no País e foi observado que nos últimos tempos a doença tem afetado mulheres mais jovens. Por isso, é importante fazer o exame preventivo a partir dos 40 anos de idade.

Como prevenir?

O autoexame é indicado para detectar nódulos nos seios com o toque dos dedos, mas é importante fazer a mamografia para verificar se existem tumores e qual é o seu tamanho. Essa doença é silenciosa, mas apresenta sintomas fáceis de serem percebidos, como secreção com sangue nos mamilos e alterações no formato do seio e do mamilo.

O tratamento para o câncer de mama será baseado no estágio da doença, o que pode levar à realização de quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Também são feitos tratamentos anti-hormonais, como forma de bloquear a doença.

Aproveite a campanha Outubro Rosa para agendar seu exame!