Água é um direito, não mercadoria”

Resoluções das Nações Unidas reconhecem que a água e o esgotamento sanitário são direitos fundamentais. Não há vida sem água e ela é bem comum que deve ser compartilhado entre toda a humanidade e os demais seres vivos.

A natureza se recria e a água é continuamente renovada em ciclos hidrológicos. Mas nosso planeta sofre uma intensa destruição pelas ações e atividades humanas. O sistema econômico global é extremamente predatório, produzindo uma sinergia e cumulatividade de impactos ao meio ambiente, o que provoca alterações climáticas, poluição e a destruição dos ecossistemas essenciais para a renovação da água.

Neste Dia 22 de Março – Dia Mundial da Água,  estas questões estão em debate no 8º Fórum Mundial da Água – ‘Fórum das Corporações’, que está sendo realizado em Brasília para definir o que as grandes potências farão para conter a escassez desse recurso natural.

Ao mesmo tempo, também em Brasília, está ocorrendo o FAMA (Fórum Alternativo Mundial da Água), no qual ativistas de diversos país estão debatendo formas de lutar para que o acesso à água e ao saneamento básico seja para todos, com uma visão bem diferente do evento organizado para defender os interesses de grande grupos capitalistas.

Diante do cenário atual, em que o saneamento continua sendo deixado de lado pelos governos em todo o mundo e que as empresas e ruralistas estão se apropriando de forma inescrupulosa das fontes de água potável, espera-se que saiam destes dois Fóruns proposta alinhadas com a realidade e voltadas para garantir o abastecimento das gerações futuras.