Cida Borguetti define novo comando da Sanepar

A governadora Cida Borghetti anunciou ontem (23/04) os nomes de dois novos integrantes da direção da Sanepar.

Ricardo Soavinski assumirá a Presidência da empresa. Ele é paranaense de Maringá, graduou-se em Oceanografia pela Universidade Federal do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, em 1986, e atuava na Presidência do Instituto Chico Mendes (ICMBio), entidade ligada ao Ministério do Meio Ambiente. Foi secretário do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná entre 2015 e 2016. Também ocupou o cargo de secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.

Trabalhador de carreira da Sanepar, Sérgio Veroneze vai comandar a Diretoria Administrativa. Veroneze ocupava o cargo de Gerente Geral da Sanepar no Noroeste do Estado.

Para os Sindicatos majoritários dos trabalhadores e trabalhadoras da Sanepar, o currículo dos dois demonstra que estão capacitados para os cargos que irão ocupar, mas resta saber se atuarão de forma profissional, diferentemente da gestão anterior, que passou três anos mais preocupada com questões eleitoreiras e em agradar os acionistas.

“Esperamos que eles assumam o compromisso de respeitar, valorizar e reconhecer o papel da Classe Trabalhadora, que à custa de muita dedicação e responsabilidade, sustenta essa empresa, tornando-a reconhecida nacional e internacionalmente.

Ter na Diretoria Administrativa um trabalhador de carreira, conhecedor das atividades desenvolvidas pelos trabalhadores de praticamente todos os setores da empresa e dos anseios de seu quadro nos deixa otimistas”, informa nota dos Sindicatos majoritários publicada no site do SAEMAC.

As indicações de Ricardo Soavinski e do Sérgio Veroneze serão submetidas à avaliação dos órgãos de governança da Sanepar, que se posicionarão favoravelmente ou não pela posse dos mesmos.

As entidades, bem como os trabalhadores e trabalhadoras, aguardam ansiosamente a aprovação dos nomes deles para ver se a nova Diretoria da Sanepar consiga superar o impasse das negociações do Acordo Coletivo 2018/2019 por falta de apresentação de uma proposta decente pela empresa.