Sanepar convoca reunião no dia 7/06 com Sindicatos para discutir contraproposta

A Comissão de Negociação Sindical da Sanepar enviou mensagem ontem (5/06) aos Sindicatos majoritários convocando reunião para esta quinta-feira (7), em Curitiba, com o objetivo de discutir a contraproposta para o ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) 2018/2019 e o PPR (Programa de Participação nos Resultados), dentre outros pontos.

Apesar de sempre existir expectativa de que poderão surgir avanços nesta reunião, é bom recordar que há anos essa Comissão é formada pelas mesmas pessoas: Tânia, Rosaldo e Marinho, que nunca estiveram ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras, pelo contrário. Esse trio, ao invés de procurar formas de cortar os gastos com aqueles que ganham altos salários, sempre apresenta propostas de arrocho.

Basta ver o valor do Vale-lanche, que é uma miséria, e a falta de aumento real há vários anos. Enquanto isso, a diretoria multiplica sua remuneração e os acionistas recebem dividendos cada vez mais altos, como denunciou o deputado Anibelli Neto no mês passado na Assembleia Legislativa do Paraná.

Por conta dessa política equivocada de RH, a Sanepar soma diversas ações trabalhistas que estão tramitando na Justiça do Trabalho, tal qual a da avaliação da Gestão de Pessoal de 2009, que veio à mesa de negociações na semana passada.

Eles querem que os trabalhadores e trabalhadoras desistam desta demanda judicial, que já tem decisão favorável às promoções e seus reflexos daqueles que trabalhavam na Sanepar naquela época, em troca de uma verba de R$ 105,00 para todos.

Não restam dúvidas do que o objetivo da diretoria da empresa e dessa Comissão é atingir os parâmetros do tal Fator X, que nada mais é do que sobrecarregar de serviços o enxuto quatro de pessoal e cortar direitos para ampliar o lucro. Estão pensando apenas e tão somente em engordar os bolsos dos acionistas, sem levar em conta que essa falta de incentivo pesa muito na produtividade e alimenta a insatisfação dos trabalhadores e trabalhadoras.