Comissão deve apresentar nesta sexta (8) posição sobre contraproposta dos Sindicatos

A reunião de negociação convocada pela Sanepar para ontem (7/06), em Curitiba, não apresentou avanços em relação à contraproposta protocolada pelos Sindicatos em relação ao ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) 2018/2019.

A Comissão de Negociação pediu prazo até esta sexta-feira (8/06) para apresentar um posicionamento da diretoria.

Na reunião eles não trouxeram nada de concreto para a mesa, a não ser a rejeição da correção em 4,04%, dos valores da Gratificação de Férias, Vale-lanche, Auxílio-creche e na parte fixa do Abono indenizatório, conforme reivindicaram os Sindicatos.

Segundo informou os representantes da empresa, o Abono e o Auxílio-creche ficarão congelados, enquanto os demais direitos serão reajustados pelo índice de inflação acumulada desde a última data base, que ficou em 1,81%.

O piso de ingresso dos trabalhadores da área operacional também ficará congelado, prejudicando ainda mais aqueles que recebem salários mais baixos.

A respeito da retirada das ações da avaliação do Sistema de Gestão por Competência de 2009, conforme consta da contraproposta dos Sindicatos majoritários, a Comissão da Sanepar pediu tempo para consultar a diretoria e dar retorno aos sindicalistas na sexta-feira (8).

Alexandre Schmerega Filho, presidente do SINDAEL, afirma que a empresa insistiu para que sua proposta fosse submetida às Assembleias dos trabalhadores e trabalhadoras.

“Nós argumentamos que não podemos defender a retirada das ações da avaliação de 2009, porque este é um direito que envolve também aqueles que trabalhavam naquela época, e que agora todos, os antigos e novos não abrem mão dos 105 reais propostos pela Sanepar”, relata Alexandre, avaliando que sem isso vai ser difícil fechar o ACT na forma como a empresa pretende.

“Vamos aguardar o retorno da Comissão e esperamos que tenham a sensibilidade de apresentar algo que possibilite superar o impasse que foi criado nas negociações com a inclusão desse passivo trabalhista no meio das questões que dizem respeito à Campanha Salarial deste ano.