Terça (31/07) tem mobilização nacional contra a MP do Saneamento

Mobilização é para barrar a MP 844 de Michel Temer, que acaba com a universalização dos serviços de saneamento básico

Entidades do movimento sindical e popular, em conjunto com trabalhadores e trabalhadoras estarão mobilizados na terça-feira (31/07), em todo o País, no Dia Nacional de Luta contra a MP do Saneamento.

As atividades têm por objetivo pressionar deputados federais e senadores a rejeitarem a MP (Medida Provisória) 844/2018, assinada no dia 6 de julho por Michel Temer (MDB), alterando a Lei do Saneamento Básico para abrir espaço para a entrada de empresas privadas na execução dos serviços em cidades onde o lucro é certo.

“Essa é mais uma manobra de Temer para privatizar empresas e serviços públicos, atendendo os interesses dos grupos que financiaram o golpe que o levou a comandar o País. Com isso, vai aumentar o número de demissões nas estatais do saneamento e as tarifas a serem pagas pela população, além de jogar à própria sorte os municípios de menor porte, que terão dificuldades para ter ao acesso aos serviços de água e esgoto”, avalia Alexandre Schmerega Filho, presidente do SINDAEL.

No Paraná, a maior concentração no Dia Nacional de Luta será em Curitiba, em um evento a ser realizado das 10h00 às 12h00, no IEP (Instituto de Engenharia do Paraná), localizado na Rua Emiliano Perneta, 174.

“Os saneparianos devem vestir a camisa desta luta contra a privatização, enquanto trabalhadores do setor do saneamento e também como cidadãos, que poderão pagar caro para ter os serviços básicos em seus lares se não fizeram nada contra esse ataque do governo”, ressalta Alexandre.