Especuladores estão de olho na eleição para governador do Paraná

Mercado torce para candidato que mantenha a Sanepar a serviço do capital especulativo

Nos últimos dias a imprensa especializada em economia tem divulgado matérias que relacionam os preços das ações da Sanepar negociadas na Bolsa de Valores às eleições para governador do Estado, que ocorrerão em outubro deste ano.

De acordo com as informações, o mercado está de olho em qual candidato poderá ocupar o Palácio do Iguaçu e preocupado com o resultado da eleição.

Dias atrás, quando um deles disse que iria barrar o aumento das tarifas de energia elétrica pela Copel surgiram boatos de que isso poderia comprometer as ações da empresa e, de carona, as da Sanepar. O medo é de que esse candidato possa ser eleito e tomar medidas em defesa dos consumidores.

Na verdade, os acionistas querem saber se o novo governador do Paraná vai continuar apostando na privatização da empresa para ampliar os lucros, como tem sido feito nos últimos anos, nos quais o papel social da empresa foi deixado de lado para atender aos interesses dos rentistas.

Mas enquanto o mercado se preocupa em ganhar mais dinheiro, a sociedade teme pelo futuro do saneamento básico no Estado. Se for aprovada a MP (Medida Provisória) 844/2018, que muda as regras do setor e abre caminho para o capital privado, a água potável e o tratamento de esgoto sanitário serão preciosas mercadorias colocadas à venda para quem puder pagar e não mais serviços essenciais, como ainda é hoje, que devem ser fornecidos pelo Estado à população.

Por isso, nas eleições é preciso prestar atenção nos compromissos dos candidatos antes de fazer sua escolha. A defesa da Sanepar e de seu papel social têm que estar na agenda de trabalho do próximo governador do Paraná!