SINDAEL - SINDICATO DOS TRABALHADORES EM ÁGUA, ESGOTO E SANEAMENTO AMBIENTAL DE LODRINA E REGIÃO


20 de Novembro: Dia da Consciência Negra, reflexão e luta

20 de Novembro: Dia da Consciência Negra, reflexão e luta

Publicado em 0 Comentário

Data relembra luta e o assassinato do líder Zumbi dos Palmares pela liberdade de seu povo

Nesta terça-feira (20/11) diversas cidades brasileiras paralisam suas atividades para lembrar o significado do Dia da Consciência Negra.

A data recorda a luta e a morte do líder Zumbi dos Palmares, assassinado por forças militares no ano de 1695 por combater a escravidão no País, defender a liberdade dos descentes dos africanos e a sua cultura.

Mais do que um feriado em municípios que entenderam o significado do Dia da Consciência Negra, este dia é dedicado a refletir a necessidade de estabelecer a igualdade entre as diversas raças que formaram a população brasileira e eliminar o racismo que ainda existe na sociedade.

Esta luta se faz ainda mais necessária no atual momento pelo qual passa o País com o crescimento de ideias conservadoras, retrocessos nas políticas sociais e nos direitos trabalhistas, questões que afetam mais diretamente a raça negra.

Assim como fez Zumbi dos Palmares, cada um de nós precisa se engajar nesta luta para que possamos ter uma sociedade mais justa, com igualdade de oportunidades para todos, independente de religião, raça, cor, opção sexual ou até mesmo sua posição perante aos demais semelhantes.

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *