AL dá ‘carta branca’ para Ratinho fizer o que bem quer com as estatais

Projeto de Cida Borguetti, aprovado nesta quinta-feira (20/12) na AL, dará autonomia a Ratinho Junior fazer o que bem quer com estatais

Numa votação relâmpago, a AL (Assembleia Legislativa) do Paraná aprovou nesta quinta-feira (20/12), o PL (Projeto de Lei) 586/2018 que dará autonomia ao governador eleito Ratinho Junior (PDC) para vender ou firmar parcerias com empresas privadas para assumir serviços que atualmente são feitos pelas estatais.

Esse Projeto retira o poder da AL e do Tribunal de Contas do Estado de se opor à privatização das empresas públicas, dando “carta aberta” ao governador para fazer com as empresas públicas o que bem quiser.

O PL 586 foi enviado à AL no apagar das luzes do mandato da governadora Maria Aparecida Borguetti (PP), atendendo a pedidos de Ratinho.

Correm riscos com essa medida a Sanepar, a Copel, Compagás e diversas outras empresas de economia mista e estatais do Paraná, que poderão ter suas ações e serviços vendidos para reforçar o caixa do governo, assim como Beto Richa (PSDB), fez com as ações da Sanepar.

O resultado disso poderá ser o enxugamento dos quadros de trabalhadores das estatais, aumento nos preços dos serviços prestados à população paranaense e o fim dos concursos públicos para contratação de pessoal, precarizando as condições de trabalho, bem como a remuneração.

A aprovação do PL 586/2018 ocorreu na base do rolo compressor e nem mesmo a pressão do movimento sindical, de entidades sociais e populares conseguiu mudar o posicionamento dos deputados aliados ao governo.