Farra de cargos políticos na Sanepar tem que acabar!

Mesmo tendo se passado cinco meses das eleições de 2018, o clima da política ainda está impregnado na Sanepar. Com a mudança na Diretoria da empresa, muitos espertos estão atrás de um cargo melhor para resolver o problema da remuneração baixa.

Como não há exigência para que os cargos comissionados, de assistente, assessor, ou mesmo para gerentes e diretores, muitos estão em plena campanha para conseguir promoções por meio de indicações políticas.

Conforme mostra o Portal da Transparência, são mais de 900 pessoas ocupando esses cargos, muitos apadrinhados que nem mesmo entendem de saneamento e que vieram de outros órgãos do governo. Nos últimos 12 meses, a Sanepar gastou em torno de 2.5 milhões para sustentar esse grupo, inchando assim a folha de pagamento, o que será usado pela Comissão de Negociação como motivo para não avançar na discussão do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) 2019/2020.

Paranaenses merecem respeito!

O SINDAEL defende o fim dessa farra política dentro da Sanepar para assegurar transparência nas nomeações e a definição de um PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração), com critérios claros, baseados na experiência e qualificação daqueles que ocuparão os cargos de liderança.

Não dá para admitir a presença de cabos eleitorais dentro da companhia, incumbidos de arrebanhar votos a cada eleição e de perseguir os trabalhadores e trabalhadoras que não apoiaram seus candidatos. Nem mesmo de gestores despreparados, que não fazem por merecer cargos de grande responsabilidade e caíram de paraquedas dentro da empresa na cota de políticos apaniguados ao governo do Estado.

O Brasil quer mudanças e o Paraná também. Chega de uso político da Sanepar em respeito ao povo paranaense e dos trabalhadores e trabalhadoras que realmente vestem a camisa da empresa e há muito querem ver seus esforços reconhecidos em forma de salários melhores e de promoções merecidas.