Ministro do Meio Ambiente exclui conselheiros suplentes de reunião do Conama

Show de constrangimentos e agressões físicas com direito a separação de salas entre conselheiros titulares e suplentes marcaram a reunião extraordinária do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), presidida pelo ministro do Meio Ambiente do governo de Jair Bolsonaro (PSL), Ricardo Salles, no prédio do Ministério, em Brasília.

O relato sobre os incidentes foi feito pela bióloga Lisiane Becker, representante da ONG (Organização Não Governamental) Mira-Serra no colegiado.

Segundo ela, as reuniões eram realizadas no auditório do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), que na tarde de quinta-feira (21/03) permaneceu vazio.

“A salinha não comportava todos os conselheiros e demais interessados. As cadeiras estavam marcadas, impossibilitado a comunicação entre os conselheiros ‘titulares’ do mesmo segmento. (Havia) guarda armada na frente da porta da sala dos ‘suplentes'”, registrou em uma rede social.

“Visitantes foram retirados e direcionados para outra sala, no 8° andar. Um conselheiro suplente, de governo estadual, foi agredido fisicamente, tendo óculos quebrados, braço torcido, crachá danificado e visivelmente abalado.”

Outro constrangimento relatado foi ter de tentar convencer a segurança de que é conselheira. “Telão da sala dos ‘reservas’ só funcionou depois de iniciada a reunião do ‘time principal’. Nada de concreto foi decidido… ainda. Do que foi possível assistir no ‘banco reserva’ fica a decisão de que não vamos esmorecer!”

Fonte: Rede Brasil Atual