Sanepar quer impor alteração nas escalas das ETAs

Não bastasse a enrolação para definir o ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) 2019/2020, a Sanepar agora está querendo impor aos trabalhadores alteração nas escalas de revezamento nas ETAs (Estações de Tratamento de Água).

Isso já foi objeto de discussão em Assembleias específicas nas bases dos Sindicatos majoritários em 2018 e a deliberação foi no sentido de não aceitar a fixação de 6 horas por turno, levando em conta o impacto que isso vai provocar na vida particular de cada trabalhador.

Para pressionar a aceitação dessa mudança, a empresa, por meio das Gerências Regionais, está realizando reuniões com a presença de representantes da GGPS e da GGCOR.

A Diretoria do SINDAEL repudia essa atitude da Sanepar por desrespeitar as negociações que ainda estão em andamento em relação ao ACT e pela falta de diálogo em torno da alteração da jornada.

Apesar de a nova legislação permitir mudanças na jornada de trabalho, isso tem que ser negociado com o movimento sindical e constar de Acordo ou Convenção Coletiva aprovada em Assembleia Geral dos trabalhadores. Se isso não ocorrer, é ilegal!