Com lucro 16,4% maior, Sanepar não tem desculpa para negar aumento real nos salários

Aumento das receitas e redução das despesas significa mais dinheiro em caixa para pagar salários maiores para quem trabalha

A Sanepar divulgou os resultados do balanço financeiro referente ao primeiro trimestre de 2019, que apontou um lucro líquido de R$ 217,5 milhões.

Esse valor representa um crescimento de 16,4% na comparação com o montante contabilizado no mesmo período do ano passado, para a felicidade dos acionistas.

No comunicado dirigido ao mercado, a direção da empresa afirma que esse excelente desempenho ocorreu, principalmente, pelo crescimento de 9,9% da receita líquida, ou seja, entrou mais dinheiro no caixa.

Isso se deve ao aumento de 5,12% nas tarifas de água e esgoto no ano passado, além da redução do número de trabalhadores e trabalhadoras por conta dos programas de aposentadoria incentivada e demissão voluntária. Com isso, a folha de pessoal teve um crescimento de apenas 2,6% na comparação com os três primeiros meses de 2018.

Aumento real significa valorização!

Diante dos números do balanço do primeiro trimestre deste ano, nem a diretoria da Sanepar e nem o CCEE (Comitê de Controle das Empresas Estatais) terão justificativas para negar a reivindicação de um índice de reajuste nos salários do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) 2019/2020 que contemple aumento real.

Some-se a esses números o aumento 12,13%, já aprovado pela Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná), que entrará em vigor neste mês, elevando ainda mais as receitas da companhia.

Os trabalhadores e trabalhadoras, assim como os Sindicatos majoritários, estão cansados da velha ladainha de que não há margem para avanços. Espera-se que, no máximo até a semana que vem a Sanepar retome as negociações e apresente uma proposta para o ACT que leve em conta os esforços dos saneparianos e saneparianas, colocando em prática o discurso do presidente Claudio Stabile.

Em conversa com dirigentes sindicais, no dia 21 de fevereiro, ele se comprometeu em dar atenção aos interesses dos trabalhadores, em especial no que diz respeito à valorização e regularização dos baixos salários da área operacional.

Clique aqui para saber mais.