Dia termina sem proposta sobre o ACT

Enrolação: após duas reuniões entre os Sindicatos e a direção da Sanepar nesta sexta-feira (31), não foi apresentado qualquer avanço em relação ao ACT

Apesar de todo o esforço realizado pelos Sindicatos para obter uma proposta concreta da Sanepar em relação ao ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) 2019/2020, que contemple os anseios dos trabalhadores e trabalhadoras, nenhuma solução foi apresentada no final desta sexta-feira (31/05).

Dirigentes dos Sindicatos majoritários e do SIQUIM , juntamente com a direção da Sanepar fizeram contatos com representantes do governo Ratinho Jr. (PSD), inclusive com a Casa Civil, mas não houve o retorno esperado.

Após duas rodadas de negociações realizadas hoje (31), entre os e as Diretorias Administrativa, Jurídica e Comercial, juntamente com os membros da Comissão de Negociação da Sanepar, o que restou foi a informação de que a CCEE (Comitê de Controle das Empresas Estatais) e a CPS (Comissão de Politica Salarial) só tomarão um decisão no dia 4 de junho, retardando ainda mais uma resposta esperada há quase seis meses.

As entidades sindicais, diante dessa frustação e do compromisso de levar aos trabalhadores e trabalhadoras uma proposta que se aproxime da pauta de reivindicações, estipularam novo prazo até o dia 5/06 para que a Sanepar apresente a proposta ou será retomado o processo de mobilização para paralisar as atividades, após envio de Notificação ao Ministério Publico do Trabalho, à população paranaense.

Esse posicionamento foi apresentado à direção da empresa por meio do ofício CA n° 047/2019, no qual os Sindicatos agendam também nova reunião para dia 5/6, às 14h30, em Curitiba.

Como os ânimos dos trabalhadores, trabalhadores e dos Sindicatos já não suportam mais enrolações, novas estratégias serão definidas nos próximos dias para pressionar o fechamento de um ACT que contemple aumento real e a manutenção de todos os direitos. O governo do Estado do Paraná e a Sanepar precisam respeitar quem se esforça para elevar o nome da empresa e prestar serviços de qualidade para a população!