Sindicatos protocolam na Sanepar resultados das Assembleias do ACT 2019/2020

Assinatura do ACT 2019/2020 deve ocorrer na segunda (8/07), na sede da Sanepar, em Curitiba

Os Sindicatos majoritários (SAEMAC, SINDAEL, SINDAEN STAEMCP), em conjunto com o Siquim, protocolaram na quarta-feira (3/07) ofício informando a direção da Sanepar a respeito das deliberações das Assembleias Gerais dos trabalhadores e trabalhadoras em relação ao ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) 2019/2020.

O documento faz um relato sobre o difícil processo de negociações deste ano, ressaltando a desmotivação do quadro de pessoal da empresa pela demora no processo de discussões, bem como pela falta de avanços na proposta final apresentada pela Sanepar, e informa os números de votos nas Assembleias que deliberaram pela aprovação da mesma.

Foram cerca de 3.200 votos de trabalhadores favoráveis à proposta de reposição de apenas do índice referente à inflação acumulada desde a última data base, número que levou à aprovação do ACT nos termos oferecidos.

Contribuição Negocial

No ofício dos Sindicatos também comunicaram à direção da companhia que a Assembleias Gerais Extraordinárias também aprovaram, por maioria dos votos dos trabalhadores e trabalhadoras presentes, a Contribuição Negocial a ser feita nos salários, equivalente a 1/30 avos do salário nominal.

Conforme consta do Edital de convocação das Assembleias, o direito à oposição a esse desconto deve ser exercido em até o dia 8 de julho, mediante o protocolo de carta manifestando esse desejo junto à Secretaria do Sindicato.

Assinatura do ACT

A assinatura do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) 2019/2020 entre os Sindicatos e a Sanepar deve ocorrer na segunda-feira (8/07), em Curitiba.

O pagamento dos salários e demais verbas reajustadas deverá ser feito na folha do mês de julho, retroativo a março de 2019.

Na mesma segunda-feira (8), os Sindicatos participarão, junto com representantes da empresa, de nova Audiência no Ministério Público do Trabalho, em Curitiba, para tratar da prática antissindical adotada pela Sanepar ao interferir na questão da Contribuição Negocial.

Segundo Marco Antonio De Paula Santana, presidente interino do SINDAEL, a expectativa é de que a direção da companhia, assim como dos órgãos consultivos do governo do Estado, aceite as deliberações dos trabalhadores e trabalhadoras.

“Já perdemos tempo demais com o ACT 2019/2020 e agora queremos discutir com a Sanepar o Acordo do PPR (Programa de Participação nos Resultados), levando em conta o ótimo desempenho verificado em 2018 graças ao empenho e dedicação dos saneparianos e saneparianas para atingir as metas estabelecidas”, adianta Marco, afirmando que os Sindicatos não abrem mão do valor integral para todos.

• wilson

Se for assinado dia 8,então virá os retroativos dia 15,certo?

4 de julho de 2019 at 14:23