PPR 2018: empresa usa indicadores para reduzir valor a pagar aos trabalhadores

Indicadores usados pela Sanepar levaram à redução do valor do PPR a ser pago este ano aos trabalhadores

Na apresentação da proposta do pagamento do PPR (Programa de Participação nos Resultados), feita na manhã desta quarta-feira (17/07), pela Sanepar aos Sindicatos majoritários, foi deixado claro, mais uma vez, que a valorização não passa de um discurso velho e manjado pela diretoria de plantão.

De acordo com a Comissão de Negociação, o valor a ser repassado, referente ao lucro da empresa em 2018, vai ser de R$ 13.744,21.

Essa quantia representa cerca de 90% do que foi pago em 2017 e a diferença foi atribuída pelo não atingimento das metas.

Interessante nisso é que a Sanepar usa uma série de indicadores para cortar o valor do PPR a ser pago aos trabalhadores e trabalhadoras, mas quando se tratam dos dividendos para os acionistas nada disso entra na conta e a cada semestre eles ganham mais e mais. São dois pesos e duas medidas!

A culpa é de quem?

Como a gestão da Sanepar nos últimos tempos só se preocupa em manter uma imagem de competência para o mercado financeiro, promovendo a redução do quadro de pessoal, terceirização de serviços, arrocho nos salários e aumento excessivo nas tarifas de água e esgoto da população paranaense, tudo o mais tem sido deixado de lado.

Enquanto isso, a empresa vem sendo sucateada, muitos gestores não conhecem processos, pois conseguiram os cargos por indicações políticas, e diretores continuam enchendo os bolsos com altos salários para não fazer nada.

E no final das contas são os trabalhadores e trabalhadoras os penalizados pela falta de investimentos em infraestrutura, tecnologia e na valorização daqueles que realmente vestem a camisa e elevam, com muito esforço, o nome da Sanepar.

Avaliação da proposta na Assembleia

A proposta do PPR rebaixado da Sanepar será submetida à Assembleia Geral, por isso, é fundamental a participação de todos para deliberar sobre sua aceitação ou não.

A Assembleia na base do SINDAEL será agendada para os próximos dias, levando em conta a exigência de que a mesma seja divulgada em Edital a ser publicado em jornal.

A empresa tem prazo até o dia 31 de julho para pagar o PPR, então a pressa é dela, cabendo aos saneparianos e saneparianas analisar bem qual posição devem tomar, levando em conta que do valor de R$ 13.744,21 incidirá o Imposto de Renda.

No atual cenário de crise do País, essa diferença vai fazer falta para a maioria do pessoal da área operacional.

• Wilson

Ta uma dúvida no ar?vai ser pago o ppr nesse mês ou dia 15 de agosto como alguns estão falando?

17 de julho de 2019 at 17:46
    • armando

Deve ser pago em agosto, pois não há tempo hábil para a realização da Assembleia antes do fechamento da folha de pagamento da Sanepar.

18 de julho de 2019 at 11:25