Governo do Paraná tem apenas 20% das ações da Sanepar

Infográfico disponível no site da Sanepar mostra a composição acionária da empresa

Servindo como caixa do governador de plantão no Palácio Iguaçu nos últimos anos, a Sanepar aos poucos teve seu controle acionário privatizado, restando agora apenas 20% das ações nas mãos do Estado.

Clique aqui para ver a composição acionária da Sanepar.

De acordo com o site Porem.net, 80% das ações da empresa pertencem a “parceiros” privados atraídos pelo lucro crescente e grandes somas destinadas aos dividendos pagos aos “investidores.

Entre eles estão o governo de Singapura, o Scotiabank (Canadá), Banco Central da Noruega e fundos de investimentos, como a XP Long Biased, e diversos outros investidores nacionais e internacionais. Apesar disso, o Paraná ainda detém 60% do chamado “capital votante”.

Segundo o site informou, atualmente o Paraná, possui quase 101 milhões em ações, mas, no entanto, os acionistas privados juntos são donos de 293 milhões de papeis. Além disso, a XP Long Biased tem 14,7 milhões de ações (2,93% do total).

Embora o Paraná possua a maioria dos votos no conselho deliberativo (60% contra 28% dos pequenos acionistas), os acionistas minoritários exercem grande influência junto ao governo do Paraná para alavancar os lucros.

O relatório da agência de risco Fitch Ratings, divulgado no site da Sanepar, destaca  o “forte perfil de negócios e financeiro” ao qual a empresa se voltou, por ter um desempenho acima das demais companhias do setor no País, bem como por ter a possibilidade de gerar “melhorias nas ações nos próximos anos, em virtude do aumento das tarifas acima da inflação, conforme ocorreu em 2017 com a revisão tarifária”.

A agência ressalta, ainda, que até 2024 as tarifas de água e esgoto da Sanepar subirão 4,5% ao ano, por conta do parcelamento do aumento autorizado na revisão tarifária, aguçando a ganância dos “investidores”.

Segundo o Porem.net, a perda da maioria das ações que pertenciam ao patrimônio dos paranaenses ocorreu a partir de 2016, durante o governo Beto Richa (PSDB), com a desculpa de que suas ações preferenciais estavam “sobrando” e que era necessário vendê-las.

O controle acionário foi mantido por conta das ações ordinárias, que dão direito a voto. De uma só vez, foram colocadas à venda 154 milhões de ações preferenciais, entregando de mão beijada a Sanepar para o capital privado.

Cortes de despesas x lucros mais altos

Desde quando teve suas ações colocadas à venda na Bolsa de Valores, a Sanepar mudou seus objetivos, deixando de lado o papel de prestadora de serviços de água e esgoto para a população paranaense para se dedicar ao cumprimento dos interesses dos acionistas. Estes, é claro, só pensam em um retorno seguro e cada vez maior dos seus investimentos.

Por conta disso, diversas áreas foram terceirizadas, milhares de trabalhadores e trabalhadoras foram desligados por meio de planos de aposentadoria incentivada e demissões voluntárias, com uma sensível queda nas despesas com pessoal.

Essa economia não serviu para melhorar os salários dos que ficaram, pelo contrário, sustenta aqueles que ganham altos salários em cargos com indicação política para exigir o cumprimento de metas e tocar uma política caracterizada pelo assédio moral e todo tipo de opressão contra trabalhadores e trabalhadoras.

Não bastasse isso, tudo o que poderia reverter em avanços nas negociações com os Sindicatos esbarram na CCEE (Comissão de Controle das Empresas Estatais) e na CPS (Comissão de Política Salarial), órgãos criados pelo governo do Estado para alojar políticos derrotados nas urnas e outros aliados que recebem remunerações altíssimas para se reunirem uma vez ou outra para fazer a vontade do rei.

O resultado disso são tarifas cada vez mais altas, sucateamento da empresa por falta de investimentos na rede e equipamentos. Essa é a receita certa para a Sanepar continuar multiplicando os lucros e distribuir gordos dividendos aos acionistas.

Fonte: Porem.net

• Wilson

Os maioritários e a empresa ja assinaram o acordo do ppr pra vir dia 15?estamos sem notícias….

6 de agosto de 2019 at 17:39