Paulo Guedes anuncia venda dos Correios e outras 17 estatais

O governo Jair Bolsonaro (PSL) deve anunciar esta semana a privatização de 17 empresas públicas, conforme declarou o ministro da Economia, Paulo Guedes na terça-feira (20).

Em tom de ufanismo, Guedes disse “E nós achamos que vamos surpreender. Tem gente grande que acha que não será privatizado e vai entrar na faca”, disse o ministro, ao dizer em seguida que “ano que vem tem mais”.

Segundo ele, esse processo, iniciado com a venda de ativos da Petrobras e da Caixa Econômica Federal, se dará durante os 32,5 anos de mandato de Bolsonaro.

“Nós vamos seguir [com as privatizações], é um tempo bom, vai dando certo. Achamos que quatro anos é um tempo bom, faltam três anos e meio, dá tempo ainda”, disse o ministro. “Essa fusão da Embraer com a Boeing é um negócio extraordinário. Se conseguirmos fazer mais duas ou três grandes fusões de grandes empresas brasileiras”, disse.

Em sua fala, Paulo Guedes citou a fusão entre a Embraer e a Boeing e disse ainda que o ideal seria fazer mais duas ou três fusões do tipo. De acordo com o ministro, o governo tem conversado com os Estados Unidos e a China em busca de acordos comerciais. “Vamos dançar com os americanos e com os chineses”, disse.

Veja a lista das 17 estatais, divulgada pelo Poder 360:

• Emgea (Empresa Gestora de Ativos);
  • ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias)
  • Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados)
  • Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social)
  • Casa da Moeda
  • Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo)
  • Ceasaminas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais)
  • CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos)
  • Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.)
  • Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo)
  • EBC (Empresa Brasil de Comunicação)
  • Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada)
  • Telebras