SINDAEL - SINDICATO DOS TRABALHADORES EM ÁGUA, ESGOTO E SANEAMENTO AMBIENTAL DE LODRINA E REGIÃO


Mercado está de olho nos ganhos fáceis com os papeis da Sanepar

Mercado está de olho nos ganhos fáceis com os papeis da Sanepar

Publicado em 0 Comentário

Acionistas não têm do que reclamar dos “investimentos” feitos na Sanepar

A política de gestão da Sanepar, voltada quase que exclusivamente para saciar os interesses dos acionistas, mantém as ações da empresa em alta na Bolsa de Valores.

Nota da XP investimentos, divulgada na terça-feira (8/10), recomenda a compra das units da Sanepar, considerada como a mais segura para investimentos no setor de saneamento básico brasileiro.

A consultoria fez uma análise do comportamento de outras duas estatais, a Sabesp e a Copasa, se posicionando neutra para ambas em relação à recomendação para investimentos.

No caso da Sanepar, o analista de mercado avalia que a empresa paranaense não corre riscos de ser privatizada, pois o governo do Estado ainda não anunciou nenhuma medida neste sentido.

Outro fator que, segundo a XP Investimento impulsiona as ações da companhia é a revisão tarifária, a qual garantirá um bom retorno aos papéis, principalmente se a direção da empresa conseguir antecipar o aumento a ser aplicado nos próximos 8 anos e o TCE (Tribunal de Contas do Estado) rever seu posicionamento em relação ao método de cálculos adotado.

Sem esses empecilhos, a consultoria estima uma adição de R$ 6,00 por unit ao preço alvo, ou um potencial de ganho total de 35% para os acionistas.

Ao final do relatório, a XP Investimentos destaca também como positivo para os investidores o fato de que a Sanepar ter um bom perfil de risco-retorno das ações. “Notamos que a Sanepar é uma boa pagadora de dividendos a acionistas. Entre 2020 e 2022, estimamos um dividend yield de 7,0%”, aponta o analista.

Contradições

Não precisa ser economista e nem mesmo especialista em ações do mercado da Bolsa de Valores para entender que em nenhum momento é levada em conta a satisfação dos consumidores ou mesmo dos trabalhadores da Sanepar com a atual forma de gestão.

Enquanto a população paga tarifas cada vez mais caras para ter água potável/tratamento de esgoto e os trabalhadores amargam achatamento salarial por falta de incentivos e de um plano de carreiras que valorize, de fato sua atuação, diretores, coordenadores, assistentes, assessores e gerentes enchem seus bolsos sem qualquer compromisso com o papel da Sanepar para a sociedade.

Já os acionistas se sentem seguros por ter a garantia de receber um ótimo retorno naquilo que investiram, com aumentos sucessivos nas tarifas aprovadas pelos apadrinhados do governo de plantão. Certos de que o ganho fácil virá de qualquer forma, não precisam se preocupar se de fato a empresa está aplicando os recursos de forma correta na manutenção e modernização de suas instalações, redes e equipamentos, pois sabem que está sendo feito de acordo com as “regras de governança do mercado”, direcionando sua atuação única e exclusivamente para cortar gastos operacionais com PDVs, PAIs, terceirizações e gerar lucros cada vez mais altos.

Fonte: Infomoney

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *