Falhas nas leituras mostram os efeitos da terceirização de serviços

Procon de Londrina recebeu mais de 80 reclamações sobre aumento abusivo das tarifas da Sanepar

Nos últimos dias a Sanepar foi alvo de inúmeras reclamações de consumidores descontentes com os valores abusivos cobrados nas tarifas de água e esgoto em diversas cidades do Paraná.

A imprensa divulgou diversas situações em que houve o lançamento de mais do que o dobro do consumo e em resposta a empresa alegou a falta de pessoal, problema este causado pela terceirização desse serviço, que deveria ser um dos mais valorizados, já que é a outra ponta nas relações com os clientes.

Só em Londrina foram registradas mais de 80 reclamações no Procon sobre a diferença nos valores da tarifa cobrada, muitas delas justificadas por “dificuldades” para efetuar a leitura dos medidores ou mesmo pela “ausência” do morador.

De acordo com informações repassadas pela Sanepar à TV Tarobá, 60 novos leituristas estão sendo treinados para exercer a função em Londrina, outros 30 em Ponta Grossa e 30 em Campo Mourão.

Consumidor está atento aos valores

Não restam dúvidas de que a terceirização de atividades-fim é um erro em qualquer empresa, pois este é um serviço de extrema importância na relação com os consumidores, ainda mais nestes tempos em que todos estão preocupados em conter as despesas e de olho nos valores cobrados.

Outro exemplo de que esse tipo de medida acaba comprometendo a qualidade dos serviços prestados pela Sanepar são as obras realizadas pela empresa terceirizada na manutenção das redes de fornecimento de água e de recolhimento do esgoto. Há muito tempo esses reparos têm deixado a desejar, não por culpa dos trabalhadores, mas pela falta de treinamento, de planejamento, de equipamentos e peças de reposição, além da baixa remuneração que é paga para realizar serviços realizados em condições nem sempre favoráveis, sob o sol escaldante ou chuva.

Infelizmente, falta para a diretoria da Sanepar uma atenção especial para as áreas vitais da companhia, como a leitura do consumo e diversas outras que estão sendo repassadas para fornecedores de mão de obra barata. O interesse deles é reduzir ainda mais os custos operacionais para manter as altas remunerações dos diretores, coordenadores, assistentes, assessores e gerentes que, em sua grande maioria, ocupam cargos por indicação política. No final, o consumidor é quem paga a conta!

• Sergio

O tema da matéria é caluniosa e preconceituosa. Se essas alteração de consumo tem como historico ausências de leitura dos meses anteriores a leitura, de quem vocês acham que é o erro? De quem fez a leitura neste mês ou de quem estava deixando ficar com ausências. Fora da Sanepar tem muita gente boa que entregam serviços com qualidade igual ou até mesmo superior.

14 de outubro de 2019 at 09:35