TCE libera aumento de 3,76% nas tarifas da Sanepar

Com a aplicação dos 3,76% a Sanepar deve ter mais folga no orçamento para bancar os altos salários dos cargos de alto escalão e os dividendos dos acionistas

A Sanepar vai aumentar em 3,76% os valores das tarifas de água e esgoto cobradas dos consumidores paranaenses, índice este que integrava os 12,13% que aprovados pela Agepar (Agência Reguladora do Paraná) em maio deste ano.

Este percentual foi barrado pela ICE (Inspetoria de Controle Externo) do TCE (Tribunal de Contas do Estado), que considerou o aumento de 12,13% uma “verdadeira aberração travestida de uma teia de números, que visam distribuir lucros aos acionistas”.

De acordo com a Inspetoria, o cálculo retira da base o FMSBA (Fundo Municipal de Saneamento Básico e Abastecimento), o que acaba acarretando o repasse dos custos ao consumidor, criando assim uma “anomalia metodológica” que afeta “significativamente para maior o resultado do reajuste”.

Em comunicado aos acionistas, divulgado pela Sanepar neste dia 23 de outubro, a empresa afirma que os conselheiros do TCE decidiram derrubar a medida cautelar que havia vetado o aumento integral aprovado pela Agepar. Agora, a empresa deverá aplicar em breve os 3,76% nas tarifas, para desespero dos consumidores.