Lucro da Sanepar passa de R$ 1 bilhão em 2019

Aumentos nas tarifas de água e esgoto impulsionaram o resultado da Sanepar no terceiro trimestre deste ano

A Sanepar divulgou na segunda-feira (11/11) o balanço financeiro referente ao terceiro trimestre de2019, que apontou a obtenção de um lucro líquido de R$ 243,6 milhões. Esse resultado representa uma alta de 84,5% na comparação com o valor contabilizado no mesmo período do ano passado, quando a empresa teve lucro líquido de R$ 132 milhões.

Entre janeiro e setembro deste ano, o lucro já soma R$ 1,096 bilhão, que é 22,8% maior do que o resultado total do exercício financeiro de 2018.

Pesou para se chegar a esse excelente resultado a elevação das tarifas de água e esgoto em 5,12% no ano passado e em 8,37% em maio deste ano. Restam ainda mais 3,72% que serão aplicados este mês para a pobre população paranaense, bem como para os saneparianos, também consumidores, que pagam caro para que a Sanepar faça repasses cada vez maiores aos acionistas.

Ainda de acordo com o balanço, as ligações de esgoto tiveram crescimento de 4,2%, enquanto os volumes faturados de água e esgoto subiram, respectivamente, 2,3% e 4,7%. Já as despesas operacionais registram alta de 3,7% em comparação com o mesmo período de 2018, demonstrando que a companhia investe pouco na valorização dos trabalhadores e trabalhadoras, bem como na manutenção de equipamentos.

Mais exploração

Ao invés disso, a gestão voltada tão somente para arrecadar lucros bilionários e reduzir direitos, está exigindo a alteração do Contrato de Trabalho de quem cumpre jornada aos domingos e feriados para que tenham remuneração igual aos dias normais, aproveitando as brechas da nova legislação trabalhista.

Com certeza, os altos salários da diretoria e cargos comissionados continuam pesando muito mais no fechamento das contas.

Fonte: Valor Econômico/ MoneyTimes