Novembro Azul: fique atento para a prevenção do câncer de próstata

Exames preventivos devem ser feitos regularmente a partir dos 50 anos de idade

A Campanha Novembro Azul é realizada em diversas regiões do mundo para prevenir o câncer de próstata, doença que é uma das maiores causas de mortes nos homens. O objetivo é conscientizar os homens sobre a importância de fazer os exames preventivos, pois se constatado em seu início, o câncer de próstata tem 90% de chances de cura.

É indicado que a partir dos 50 anos de idade sejam realizados os exames de dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque para verificar se a próstata sofreu aumento em seu tamanho.

Sintomas

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga do homem e sua função é produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozoides. Com o passar do tempo, ela poder desenvolver três doenças: Ao longo da vida a glândula pode desenvolver três doenças: a prostatite (inflamação), a hiperplasia prostática benigna (crescimento benigno) e o câncer.

A prostatite é caracterizada pelo ardor e queimação, com a sensação de desconforto durante o orgasmo, a aparência amarelada do esperma e vontade frequente de urinar. Já a hiperplasia prostática benigna tem como principais sintomas o crescimento da glândula, o aumento da vontade de urinar durante o dia e demora para iniciar a micção.

No caso do câncer de próstata, os sintomas demoram para surgir e em seu estágio mais avançado causa vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina ou no sêmen.

Aproveite a campanha Novembro Azul para colocar os seus exames em dia. O câncer de próstata tem cura. Previna-se!