Sindicalize-se para fortalecer as lutas d@s saneparian@s!

Nos últimos três anos a Classe Trabalhadora brasileira vem sofrendo uma série de ataques em seus direitos, seja pela reforma trabalhista, por leis complementares ou MPs (Medidas Provisórias) encomendadas pelos patrões.

Muitos saneparianos e saneparianas pensavam que as mudanças na legislação não iriam afetá-los, pois atuam em uma empresa de capital misto, etc. e tal. Porém, aos poucos a diretoria da Sanepar vem se adaptando à reforma, usando e abusando de medidas que resultam em economia de gastos com pessoal (mudanças nas escalas e na jornada nas ETAs e ETEs) e outras que desestabilizam a organização dos trabalhadores em torno dos Sindicatos, como foi o desconto da Contribuição Negocial somente dos filiados.

Nas negociações deste ano do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) isso ficou claro, com a tentativa da empresa de retirar o Abono de Final de Ano e o Abono de Férias. Mas como a medida pegou mal junto aos trabalhadores e os Sindicatos não aceitaram fechar Acordo com o corte desses direitos, resolveu voltar atrás.

Infelizmente, na base do SINDAEL apenas 35% dos trabalhadores participaram da Assembleia, o que leva a crer que a maioria não teve interesse em lutar por seus direitos.

O exemplo da Copel

Essa mesma postura foi adotada pela diretoria da Copel, mostrando que a estratégia de retrocessos nos direitos parte do governo do Estado, o mesmo que congelou os salários dos servidores sob a justificativa de não de dinheiro, mas torra fortunas em propaganda.

Só que na Copel a reação dos trabalhadores e trabalhadoras não foi somente nas redes sociais. Mais de 90% dos copelianos participaram ativamente das Assembleias e rechaçaram as propostas, se mostrando dispostos a deflagrar greve para manter seus direitos.

A mobilização na Copel serve de exemplo para os trabalhadores e trabalhadoras da Sanepar, ainda mais pela proximidade de início das negociações do ACT 2020/2021. Com certeza, a diretoria virá com novas propostas indecentes e para impedir retrocessos será preciso mostrar a nossa força, bem como o apoio às ações a serem feitas pelo SINDAEL e demais Sindicatos majoritários.

E para conseguir isso todos devem participar da Assembleia Geral, quem não está filiado deve se conscientizar de que os avanços nas negociações serão proporcionais à nossa capacidade de se organizar e parar de fazer o jogo da empresa. Sindicalize-se!

Lembre-se de que já existem várias decisões judiciais restringindo as vantagens obtidas pelos Sindicato somente aos trabalhadores filiados. Entre nesta luta, ligue para o telefone (43) 3336-7109 e torne-se associado do SINDAEL. Invista na organização d@s saneparian@s!