Jornadas nas ETAs e ETEs da base do SINDAEL estão previstas no ACT

O ACT que regulamenta as escalas de revezamento nas ETAs e ETEs na base do SINDAEL tem validade até 22/05/2020

O SINDAEL assinou no dia 23 de maio de 2019 um ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) estabelecendo as regras para a jornada de trabalho nas ETAs (Estações de Tratamento de Água), ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) e em outras unidades que operam com turnos ininterruptos de revezamento.

Este ACT tem validade até o dia 22 de maio de 2020 e durante sua vigência vale o que foi aprovado na Assembleia Geral realizada com ampla participação dos trabalhadores, satisfazendo suas necessidades e os interesses da Sanepar.

Neste sentido, não cabem as discussões a respeito de alterações na jornada de trabalho na base do Sindicato, questão que só estará em pauta quando ocorrer a retomada das negociações para renovação desse ACT.

Nele estão previstas as escalas de 12×24 e 12×72, propostas pela diretoria da empresa sob a condição de que os trabalhadores aceitassem não demandar mais judicialmente em relação a direitos referentes à jornada após a celebração desse Acordo.

Aqueles que já haviam ingressado com ações na Justiça requerendo direitos não foram prejudicados e também concordaram com as condições propostas pela Sanepar.

A Diretoria do SINDAEL, bem como o assessor jurídico, alertaram sobre essa condição imposta pela empresa, mas no final acabou prevalecendo a vontade de maioria dos trabalhadores, que aprovou as escalas 12×24 e 12×72.

Resta agora avaliar se na renovação do ACT iremos defender a manutenção dessas jornadas ou reivindicar alteração. A empresa, com certeza, vai apresentar uma proposta que esteja mais alinhada aos seus interesses.

Vale lembrar que na conjuntura atual é bem provável que os direitos definidos nas próximas negociações com a Sanepar sejam repassados apenas aos trabalhadores e trabalhadoras filiados ao Sindicato. Não fique de fora da luta. SINDICALIZE-SE!