Sindicatos protocolam Pauta de Reivindicações do ACT 2020/2021

A Pauta de Reivindicações foi aprovada nas Assembleias realizadas nas bases dos Sindicatos Majoritários

Os Sindicatos Majoritários (SAEMAC, SINDAEL, SINDAEN E STAEMCP) protocolaram no dia 18 de dezembro junto à Sanepar, em Curitiba, a Pauta de Reivindicações do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) 2020/2021.

O documento tem 77 cláusulas, reunindo sugestões repassadas pelos trabalhadores e trabalhadoras nas Assembleias realizadas nas bases sindicais das entidades e também as encaminhadas por e-mail.

Clique aqui para baixar a Pauta de Reivindicações.

A prioridade de luta é a manutenção das conquistas de Acordos anteriores e a data-base. Além destas, existem cláusulas que tratam de cunho financeiro e de benefícios aos trabalhadores associados. Para os salários foi proposto o reajuste pelo INPC do período mais 12,13% a título de ganho real, percentual este referente ao reajuste da tarifa de água da Sanepar deferida pela AGEPAR em 2019.

A Pauta trata ainda da manutenção do Adicional de Insalubridade da forma como acontece hoje, do pagamento para trabalho em sobreavisos e plantões, da garantia e estabilidade de emprego aos trabalhadores durante a vigência do ACT e também para aqueles com previsão de se aposentarem nos próximos cinco anos, entre outros.

Sindicalize-se!

Vale ressaltar que, em face das circunstâncias atuais, os benefícios do Acordo Coletivo dentro da Pauta de Reivindicações serão extensivos exclusivamente aos sócios e o que é de direito constitucional para os representados.

No Ofício encaminhado à empresa juntamente com a Pauta de Reivindicações, foi solicitado que o Processo de Negociação se inicie no máximo no mês de janeiro de 2020, para que em 1º de março, data base dos saneparianos, já estejam encerradas as negociações referentes ao ACT.

Fonte: SAEMAC