Sindicatos acionam MPT para resolver impasse sobre Adicional de Insalubridade

O MPT acatou o recurso dos Sindicatos e vai realizar audiência no dia 13/03 para discutir o Adicional de Insalubridade

Seguindo encaminhamento tirado pelos Sindicatos Majoritários em reunião realizada no dia 5/03, em Londrina, foi apresentado ao MPT (Ministério Público do Trabalho) recurso contra a postura da Sanepar em relação ao Adicional de Insalubridade.

Neste sentido, a procuradora do Trabalho, Flávia Vanessa Maia Nogueira agendou audiência para o dia 13 de março, em Curitiba, para mediar as negociações entre as entidades sindicais e a diretoria da empresa.

A Sanepar apresentou uma tabela de exposição de riscos que não reflete a realidade do trabalho nas ETAs (Estações de Tratamento de Água) e ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) e nas unidades volantes, no qual o Adicional foi cortado para muitos que atuam diretamente com o manuseio de produtos altamente tóxicos e agentes biológicos.

“Os Sindicatos levantaram a real situação dos locais de trabalho e enviaram fartos documentos apontando a insalubridade, mas a Sanepar não levou em conta as provas, se limitando a analisar algumas unidades ao invés de rever todo o estudo que os Sindicatos estão contestando”, explica Marco Antonio de Paula Santana, presidente interino do SINDAEL.