Elton Marafigo comenta propostas da Sanepar para o ACT e o PPR

Elton Marafigo é representante dos trabalhadores no CA da Sanepar

O representante dos trabalhadores e trabalhadoras no CA (Conselho de Administração) da Sanepar, Elton Marafigo, comenta em áudio a proposta apresentada pela diretoria da empresa aos Sindicatos Majoritários (SINDAEL, SAEMAC, SINDAEN e STAEMCP) para renovação do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) 2020/2021.

Elton destaca a falta de previsão do reajuste no Abono para 2021, levando em conta que a Sanepar quer assinar um ACT com vigência de 2 anos e não fez nenhuma menção neste sentido.

Na avaliação dele, não tem como os Sindicatos aceitarem uma proposta dessa que não deixa claro o reajuste do Abono, porque não tem como garantir que isso será cumprido pela Sanepar no ano que vem.

O representante no CA também avalia que não tem como os Sindicatos Majoritários realizarem Assembleias para submeter a proposta aos trabalhadores devido as medidas que estão sendo tomadas para conter a disseminação do coronavírus (Covid-19). Quanto à convocação de Assembleia por videoconferência, Elton lembra que os Estatutos dos Sindicatos não preveem isso, não sendo, portanto, possível a realização.

PPR

Ao comentar a proposta do PPR (Programa de Participação nos Resultados), que prevê R$ 11.269,47 para cada trabalhador, que é um valor 18% menor daquele que foi pago no ano passado, Elton Marafigo salientou os Sindicatos Majoritários reivindicaram a distribuição de 25% do valor do lucro da Sanepar.

Com isso, segundo ele por essa contraproposta o PPR subiria para R$ 11.800,00, valor que será negociado com a empresa, que terá até o mês de junho para definir esta questão.

O montante a ser distribuído para os acionistas vai ser de 32% do lucro da empresa ao invés dos 50% praticados até o ano passado. A redução desse percentual será analisada em Assembleia dos acionistas a ser realizada em abril.