Sanepar suspende leitura, cortes e outros serviços de rua por apenas seis dias

Medida adotada pela Sanepar para trabalhadores que atuam em campo não traz proteção contra o novo coronavírus

A GGPS (Gerência de Gestão de Pessoas) da Sanepar enviou mensagem aos os Sindicatos Majoritários comunicando a decisão de suspender entre os dias 23 e 29 de março os serviços de leitura, entrega das contas aos consumidores, cortes, vistorias, fiscalização e colocação de fitas adesivas.

Essa medida foi solicitada pelas entidades sindicais, mas o curto período de suspensão não resolve o problema dos leituristas e demais trabalhadores que realizam estas atividades de campo, pois correm riscos pelo contato social, estando por isso mais propensos à contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19).

Além disso, eles podem se tornar transmissores do coronavírus, caso sejam infectados, podendo disseminar a doença para familiares e colegas de trabalho entre outras pessoas do seu convívio diário, como país e avós, pessoas que integram o grupo de risco.

“Este é um trabalho de contato direto com a comunidade e os próprios consumidores têm criticado a passagem deles por suas casas, por medo de terem contraído o coronavírus”, relata Marco Antonio de Paula Santana, presidente do SINDAEL.

De acordo com Marco, os Sindicatos Majoritários vão cobrar da GGPS a ampliação desse período e medidas eficazes para preservar a saúde e a vida de todos os seus trabalhadores e trabalhadoras. Os dirigentes sindicais também vão lembrar que em carta dirigida aos trabalhadores, a própria Presidência da Sanepar ressalta que “DEVEMOS EVITAR A CIRCULAÇÃO DESNECESSÁRIA, REDOBRAR OS ATOS DE HIGIENE E A CONSCIÊNCIA…”.

“Mais uma vez, a área de Medicina do Trabalho da Sanepar está deixando a desejar. Não é com o fornecimento de máscaras e álcool gel que teremos a real proteção aos saneparianos diante dessa pandemia mundial, mas sim com medidas que tragam, de fato, proteção a todos e que garantam a manutenção dos serviços de água e esgoto”, destaca o presidente do SINDAEL. Ele lembra que estes serviços são extremamente essenciais, ainda mais no atual momento, no qual a população precisa de condições para seguir as orientações de higienização orientadas pelas autoridades.