Cabides de empregos justificam baixos salários dos trabalhadores da Sanepar

Todo ano, os trabalhadores e trabalhadoras da Sanepar ouvem a mesma ladainha quando são colocadas as reivindicações na mesa para discutir o ACT (Acordo Coletivo de Trabalho): “não dá para conceder um índice maior nos salários porque a folha de pagamento está muito pesada”.

Por conta dessa desculpa, os salários daqueles que trabalharam na área operacional são achatados, ao mesmo tempo em que o pessoal do andar de cima ri à toa, com uma remuneração pra lá de generosa, não tendo motivos para reclamar da vida.

É um grupo seleto que só se preocupa com o seu próprio umbigo e por estar junto ao alto escalão da companhia defende o lançamento do PDV (Programa de Demissão Voluntária) e do PAI (Programa de Aposentadoria Incentivada) para reduzir o quadro e, é lógico, sobrar mais dinheiro para que possam continuar ganhando ótimos salários, gratificações e outros benefícios.

Já estão dizendo que para 2019 a meta é conseguir a adesão de 2 mil trabalhadores e trabalhadoras menos abonados. Isto é também uma forma de agradar os acionistas, fingindo que com estes cortes as despesas operacionais serão reduzidas e o lucro será maior, sem precisar mexer naqueles que realmente custam caro para a empresa.

Clique aqui para ler mais.