Quem optar pelo Saque-Aniversário ficará com saldo do FGTS bloqueado em caso de demissão

Após concordar com o Saque Aniversário, o trabalhador não poderá mais sacar o saldo do FGTS se for demitido sem justa causa

A Caixa Econômica Federal divulgou na terça-feira (1º/10) as regras de liberação do dinheiro da nova modalidade de saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), o Saque-Aniversário, que entrará em vigor em 2020.

A princípio, pode até parecer uma ótima alternativa para equilibrar o orçamento familiar, mas antes de fazer a opção por essa modalidade o trabalhador e a trabalhadora precisam saber o que virá pela frente.

Pelas regras anunciadas pela Caixa, quem aderir ao Saque-Aniversário terá direito de sacar um percentual do seu saldo no FGTS uma vez por ano, no mês do seu aniversário, mas, quando for demitido sem justa causa não poderá sacar o saldo que tiver no seu fundo. Só receberá a multa de 40% do FGTS.

Dessa forma, o saldo da conta ficará bloqueado e só poderá ser resgatado para a compra da casa própria, por motivos de doença grave e desastre natural, aposentadoria ou morte (dependentes poderão sacar).

Clique aqui para ler mais.