Sucateamento das instalações e corte de despesas geram acidentes de trabalho na Sanepar

Para obter lucros cada vez mais altos, como vem ocorrendo nos últimos anos, a direção da Sanepar não mediu as consequências do corte de pessoal e de investimentos em manutenção e modernização de suas instalações.

Isto pode ser visto com a ocorrência de acidentes de trabalho, como o que ocorreu na ETA (Estação de Tratamento de Água) de Apucarana, na semana passada, na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) em Curitiba, quarta-feira, deixando trabalhadores gravemente feridos.

Mais preocupada em economizar e a pagar dividendos mais polpudos aos acionistas, a empresa não tem investido em programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e se limita a fazer aquilo que a legislação estabelece, ainda sim de forma tímida.

O setor que mais sofre com esse descaso é o Operacional, justamente aquele em que os salários são mais baixos e a falta de valorização contribuiu para surjam falhas na operação de equipamentos e até humanas, porque ninguém consegue trabalhar tranquilo e atento ao serviço sabendo que tem um monte de dívidas a saldar para manter a família.

Clique aqui para ler mais.